Gravações obtidas por nossa reportagem revelam não somente a intolerância de Claudecir Cirino, mas também uma ameaça clara de morte contra outro candidato
Áudios no mínimo vergonhosos que vazaram de um grupo político do WhatsApp e foram parar nas redes sociais neste último final de semana, deixaram de queixos caídos os cidadãos de Nova Independência. Os arquivos enviados à redação do GRUPO PORTAL por alguns leitores, foram gravados por MARIA CLAUDECIR GONÇALVES DE LIMA CIRINO (Claudecir Cirino), uma candidata a vereadora que concorre às eleições deste ano pelo PV.
Os áudios possuem 1 minuto e 20 segundos e 4 minutos e 23 segundos, respectivamente, e revelam o desprezo da pretensa parlamentar aos homossexuais e mulheres que ela rotula categoricamente como “biscates”.
No primeiro deles, Claudecir diz que no comitê eleitoral adversário, “não tem nem gente boa trabalhando”. “Só tem viado, biscate trabalhando pra eles”, afirma ela, pedindo aos demais integrantes de seu partido que “vigiem porque esse homem tem parte com o Demo. Na véspera da eleição, eles viram o capeta rodando a cidade…”, completa a candidata.
Se apenas essas afirmações já lhe deixaram chocado, o áudio seguinte é ainda mais perturbador. Nele, Claudecir acentua ainda mais o seu desprezo pelos homossexuais e “biscates”, e afirma com todas as letras que possui uma arma de fogo e seria capaz de atirar na cabeça de um candidato rival, se vangloriando de sua origem nordestina que, segundo ela, é um povo que ‘mata na foice e na faca’:
“Deus pede pra gente orar e vigiar, né… Só que eu vou falar uma coisa pra vocês: tem gay – se é do nosso lado, se não é, não sei, não quero saber. Problema deles se eles é gay, se é biscate, que se lasque. Só que eu não confio. Eu não confio em ninguém, nem na calça que eu visto. Eu confio em Deus. […] Eu não sou doida não. Eu não sou doida! Eu vejo a realidade. Eu sou realista. Eu falo na lata e não tô desrespeitando não. Eles é mesmo. Uai, eles é, eles são baixos. Eles pegam os ‘santinhos’ deles e jogam tudo aqui no pasto, na frente de casa. Fica passeando. Eles não trabalham. Não tá trabalhando direito. E o homem tá desesperado. O homem passa com a caminhonete assim que você pensa que vai matar o cachorro, vai matar a gente. Só que ele se lasca. Comigo ele se lasca. Eu tenho um .38 guardado aqui, pra eu matar ele, eu não tô nem aí, bicho. Eu não tô nem aí se eu for presa, eu vou descansar minha cabeça, comer pelo governo. Mas que eu tenho coragem de dar um tiro na cabeça dele pra ele nunca mais levantar, eu tenho. Eu não sou doida não. Eu sou corajosa. Eu sou uma pessoa que não leva desaforo não. Sou filha de alagoana. Sabe o que que é alagoana? Alagoano mata é com foice, com faca”.
Nos minutos finais deste segundo áudio, Claudecir diz que o grupo deles é vitorioso e está fazendo uma “bela campanha” e encerra pedindo aos demais que dobrem seus joelhos em oração para que possam receber a vitória em pé.
Em consulta ao portal DivulgaCand, que disponibiliza informações sobre todos os candidatos a vereador, prefeitos e vice-prefeitos do país, nossa reportagem apurou que a Justiça já moveu uma ação penal contra Claudecir em 28 de abril de 2000 (Processo 0003643-68.2000.8.26.0356), na 1ª Vara do Foro de Mirandópolis.
REPERCUSSÃO
Tão logo os áudios começaram a circular pela cidade, a reação dos internautas foi imediata. Quase em uníssono, os cidadãos independentinos condenaram e repudiaram as afirmações da candidata homofóbica e intolerante.
Além dos cidadãos, candidatos de vários partidos foram às redes sociais manifestar-se contrários ao pronunciamento vergonhoso da candidata ao Legislativo. Uma delas foi a atual Chefe do Executivo e candidata à reeleição, Thauana Duarte, do PSDB. Embora não seja mencionada diretamente nos áudios, o vice dela – Alencar, é criticado por Claudecir por ter se unido ao grupo que, na opinião dela, sequer deveria estar concorrendo à eleição deste ano.
E nota divulgada no Facebook, Thauana condena veementemente as palavras de Claudecir:
“É inadmissível um ato tão preconceituoso para com nossa população! Repudiamos e vamos tomar as medidas cabíveis!
Nosso povo merece respeito!
Diga não à política suja, mesquinha e preconceituosa!
#naoahomofobia #naomerepresenta”
Nossa reportagem também apurou que um Boletim de Ocorrências online já foi protocolado contra a candidata.
PUNIÇÕES LEGAIS
Desde o dia 13 de junho do ano passado, homofobia e transfobia passaram a ser considerados crimes no país e podem dar de 3 a 5 anos de prisão. A decisão foi do Supremo Tribunal Federal, que aprovou a medida por 8 votos a 3, enquadrando declarações homofóbicas e transfóbicas no crime de racismo.
O artigo 147 do Código Penal, trata sobre ameaça:
Art. 147 – Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave:
Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.
Parágrafo único – Somente se procede mediante representação.
Sequestro e cárcere privado