CASTILHO –Uma ação educativa da UBS Alvorada mobilizou diversos moradores do bairro que sofrem com diabete. Com apoio da nutricionista Maira Kassab, foram realizados ao menos cinco encontros com o grupo no qual cada atividade desenvolvida contribuiu diretamente para controle da doença.
“O objetivo desse grupo foi ajudar os moradores que são portadores de diabetes a controlar e entender sobre a tal ‘tia Bete’ Diabetes. Com a proposta de envolver o diabético em ações educativas e informativas. Junto com a alimentação saudável e atividade física”, explicou a nutricionista.
No primeiro encontro a dinâmica foi voltada para conhecer cada um dos integrantes do grupo, bem como para a nutricionista saber o que cada um passa com a diabetes. Em seguida foi feita a pesagem e tirada as medidas de todos. “Para ver como estava o peso e gordura corporal”, explicou Maira.
Já no segundo encontro foi explicado como funciona o a Diabetes/insulina. E ainda foi realizada a dinâmica de mitos e verdades sobre o tema.
No terceiro encontro o psicólogo Deolindo fez uma palestra sobre diabetes emocional e como controlar. O quarto encontro foi realizado com aula prática de dietética com receitas para diabéticos. Como “SUCHÁ” (chá de Capim santo com maçã e gengibre), crepioca com queijo e também pudim de chia com leite de aveia
No quinto e último encontro foi realizado uma caminhada no bairro Alvorada. Uma forma de motivar o grupo a também praticar atividade física, considerada uma atividade bastante saudável.