Depois que a Secretaria de Obras da Prefeitura de Castilho deu início logo nos primeiros dias do ano aos esforços para eliminar lixo e entulho das ruas e avenidas da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou o início do calendário oficial de “Arrastões” contra a Dengue.
Números divulgados nesta quarta-feira, 27, pela Agente de IEC (Informação, Educação e Comunicação), Samanta Del Negro, até o dia anterior já haviam sido notificados 140 casos suspeitos de dengue em todas as unidades de Saúde e atendimento ambulatorial do Hospital “José Fortuna”. Dentre estas suspeitas registradas somente em janeiro, 51 foram confirmadas pelos exames laboratoriais e 18 foram negativadas.
CRONOGRAMA
Antes que o primeiro arrastão do ano tenha início, a Secretaria de Saúde pede a todas as famílias que revisem e limpem os seus lares e quintais em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que além da Dengue transmite outras doenças como a Febre Amarela, Chikungunya e Zika vírus.
“Estamos em um período de muitas chuvas, o que favorece a reprodução do Aedes aegypti. Por isso, manter os quintais livres dos criadouros é a medida mais eficiente para preservar a saúde de nossas famílias e vizinhos. A Secretaria de Obras já realizou uma grande campanha de limpeza das vias públicas, mas o alvo agora são as propriedades dos castilhenses”, justificou Samantha.
Para que os cidadãos possam se organizar antecipadamente e providenciar a limpeza de seus lares, a Secretaria de Saúde divulgou o seguinte cronograma:
01/02 – Bairros Leão I, Leão II, Alípio, Musa Telles, Chequir Abbud, Paulo Sérgio, Eldorado, Alvorada e Nova Alvorada;
02/02 – Bairro Nova York, Nelson Borges e Olga Benário;
03 e 04/02 – Centro da Cidade;
05/02 – Bairro Laranjeiras.
ATENÇÃO ESPECIAL
Outro recado importante da Secretaria é que os moradores precisam respeitar a programação dos arrastões, realizando suas buscas domiciliares antecipadamente.
“Depois que nossas equipes de Saúde e da Secretaria de Obras passarem por cada localidade, não será mais permitido jogar lixo nas calçadas e ruas. Aqueles que desobedecerem esta medida, poderão ser multados. A responsabilidade de manter a cidade limpa é de todos nós”, finalizou a secretária municipal de Saúde, Márcia Zoteli.