Projeto aprovado pela Câmara nesta semana, coroa com êxito iniciativa conjunta do saudoso vereador Juliano Farias com Flávio Nascimento. Asilo Betel está em festa e externa sua gratidão em Nota Oficial
A prefeita Fátima Nascimento e os 11 vereadores que compõem a atual legislatura da Câmara Municipal entraram para a história do município nesta semana, ao aprovarem por unanimidade dos votos, a doação definitiva do terreno de 5.341,23 metros quadrados ocupado pelo Asilo Betel há mais de uma década.
Desde que ocupou o pequeno imóvel existente na área em 2007, o Asilo Betel permaneceu pouco mais de sete anos dependendo da renovação anual do contrato de concessão de uso feito pela Prefeitura. Em março de 2015, essa incerteza da manutenção anual do contrato foi encerrada e a instituição recebeu da Prefeitura a concessão do imóvel pelo prazo de 30 anos, com a possibilidade de que o mesmo pudesse ser renovado por igual ou menor período.
Mesmo assim, a vitória da entidade que cuida de aproximadamente 40 idosos atualmente, não estava completa, já que a ausência de posse definitiva da área, a impedia de receber recursos financeiros de outras esferas do Governo, através de emendas parlamentares e repasses diretos de secretarias de Estado e da própria União.
Para mudar este cenário, o saudoso vereador Juliano Farias Viscovini uniu forças com o colega Flávio Nascimento e juntos encaminharam à Prefeita Fátima um pedido formal para que toda a área e suas benfeitorias realizadas ao longo dos últimos anos fossem integralmente doadas ao Asilo Betel.
Parceira de longa data da instituição, a prefeita Fátima já vinha se destacando como a governante municipal que mais investiu no Asilo durante toda a sua existência, promovendo uma cavalgada cuja renda foi totalmente voltada à entidade, incentivando empresários e servidores a participarem das promoções realizadas pela instituição, visitando constantemente o Asilo em oportunidades onde passava horas conversando com os internos e realizava a doação de gêneros alimentícios, mimos e cobertores, construindo uma academia ao ar livre, colaborando com reformas e ampliações e retomando os repasses financeiros da subvenção social.
Agora, com a doação definitiva da área, Fátima e os 11 vereadores atuais concedem não apenas a segurança jurídica necessária ao Asilo Betel, mas também a oportunidade deste vir a conquistar apoio de deputados, secretarias e ministérios.
A gratidão da instituição e satisfação pela conquista pode ser facilmente notada por nossa reportagem durante um bate-papo com seu presidente, o pastor Daniel de Miranda. Por isso mesmo, solicitamos a ele que redigisse juntamente com sua diretoria, uma Nota Oficial comentando a doação definitiva de sua sede e o significado deste ato para o futuro da instituição.
Daniel também antecipou à nossa reportagem, que ainda neste mês de dezembro, a prefeita Fátima Nascimento, os 11 vereadores atuais e também o saudoso Juliano Viscovini, serão homenageados pelo Asilo Betel em cerimônia cuja data ainda não foi definida e cujos detalhes permanecerão ocultos até que ela ocorra.
Confira agora, com exclusividade, a Nota Oficial do Asilo Betel em reconhecimento à doação transformada em realidade pela Prefeitura e Câmara de Castilho:
“Toda promessa tem o seu tempo para ser cumprida”
É com essas palavras que o pastor e Presidente Daniel de Miranda – da Instituição de Longa Permanência para Idosos “Asilo Betel”, comemora a realização da promessa cumprida através da Lei nº 2.957, de 01 de Dezembro de 2020, que “ Autoriza o Poder Executivo a doar imóvel de propriedade do Município de Castilho ao Asilo Betel de Castilho e dá outras providências.”
O Presidente ainda complementa que vê o ato como reconhecimento do Poder Executivo e Poder Legislativo do Município, pois desde a instalação da entidade em 2007, a diretoria vem se empenhando para que, de fato, as instalações se tornassem próprias. A situação naquela época era a seguinte: “anualmente precisávamos renovar a concessão”. Portanto, em Março de 2015, tivemos um avanço significativo: participamos do processo licitatório onde foi decidida por unanimidade a concessão de uso para o Asilo Betel, sendo elaborado o Contrato Administrativo de Concessão de uso, pelo prazo de 30 (trinta) anos (prorrogável por igual ou inferior período).
No entanto, o sonho de ter nossa própria sede continuou, assim como a demanda por novas vagas de pessoas idosas que, por diversos motivos, necessitam do Asilo Betel, sendo esta a única forma de garantia de qualidade de vida e preservação de seus direitos. Mesmo possuindo a concessão de uso por 30 (trinta) anos, a entidade deixou de ser beneficiada por emendas parlamentares e projetos, simplesmente pelo fato de não ser, de fato, a proprietária do imóvel.
Entretanto, nosso atendimento nunca cessou, pois nossa equipe ama cuidar de pessoas idosas. O presidente lembra que quando a entidade se instalou no prédio em 2007 havia apenas uma estrutura física com aproximadamente 200 mts². Hoje estamos chegando a 900 mts². “O que deixamos de conseguir devido a esta questão de propriedade, conseguimos através de recursos próprios e o grande apoio da sociedade sempre participativa através de eventos beneficentes”.
A entidade possui o nome Betel – cujo significado bíblico é “Casa de Deus”, e é assim que vivemos aqui: cumprindo nossa missão em cuidar de pessoas idosas, acreditando que outras pessoas no momento certo vão aderir e nos ajudar nesta incrível missão. Essa vitória é de muitos, e sabemos da importância de cada um neste longo tempo de espera, mas neste momento, prestamos agradecimento especial a:
- vossa excelência a Prefeita Fátima Gavioli Nascimento, que um dia nos disse que este sonho se tornaria realidade, acompanhando de uma forma inédita o nosso trabalho, fazendo inúmeras visitas afetivas aos nossos idosos e sempre demonstrando respeito aos nossos internos;
- ao Presidente da Câmara Municipal Sebastião Reis de Oliveira e aos nobres vereadores Ademar Onorio Ribeiro, Ailton Pereira de Souza, Daniel Batista de Oliveira, Giovany Vicente da Silva, Itamar Vieira Dos Santos, João Paulo Soares de Araújo, Odair de Oliveira Souza, Wagner de Souza Oliveira, Waldomiro Evangelista da Cruz e, enfim, ao vereador Flávio José do Nascimento que levou adiante a proposta de doação do prédio iniciada anos atrás juntamente com nosso saudoso amigo Juliano Farias Viscovini.”