Giovane Silva de Jesus, 54 anos, é o novo diretor coordenador da ARSAE (Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto de Castilho). Ele foi indicado pelo próprio prefeito Paulo Duarte Boaventura e teve o nome aprovado por unanimidade junto ao Conselho Participativo da ARSAE.
Giovane Silva traz na bagagem experiência de atuação tanto no Poder Público, quanto em empresas privadas. Por mais de 10 anos prestou serviços para a Odebrecht, uma das grandes construtoras do Brasil.
Além do mercado interno, com atuação em Minas Gerais, Goiás e outros Estados, o novo coordenador da ARSAE também teve atuações fora do país, na Angola.
A nomeação de Giovane foi publicada em Diário Oficial desta terça,07. Um dia antes ele foi exonerado do cargo de Secretário Municipal de Obras, o qual ocupava desde outubro de 2022. Ainda não foi anunciado o novo secretário. Porém, o prefeito já avalia alguns nomes para ocupar o cargo.
Essa é a primeira mudança oficial neste início do segundo mandato de Paulo Boaventura e não está descartada outras alterações dentro do 1º e 2º escalão como forma de trazer mais dinamismo à nova Gestão.
ARSAE MAIS PRÓXIMA– Com um novo coordenador, a expectativa do prefeito é que a Agência Reguladora seja mais próxima da população e que cumpra fielmente o seu papel. Há pouco mais de 10 anos atuando em Castilho após a privatização da água e esgoto, a ARSAE tem sido o principal elo entre a empresa Águas de Castilho e o consumidor.
“É preciso que a ARSAE ouça mais a população e defenda os direitos daqueles que possam se sentir prejudicados. Desejo que esta nova equipe a frente da ARSAE possa intervir sempre por tarifas mais justas e maior fiscalização de rotina”, destacou o prefeito.
PAPEL DA ARSAE – Uma agência reguladora de águas em Castilho tem papéis fundamentais para garantir a gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos locais. Entre suas responsabilidades estão: a Regulação – que compete monitorar e fiscalizar o uso da água, garantindo cumprimento das normas e regulamentos. A Outorga – que compete conceder permissões para uso da água, considerando disponibilidade e impacto ambiental. A Tarifação – que estabelece tarifas justas para uso da água.
Para que a ARSAE seja realmente eficaz em Castilho o prefeito considera que a mesma deve estabelecer parcerias com órgãos governamentais e não governamentais, ter profissionais especializados, desenvolver um plano de gestão integrada, promover participação comunitária e investir em tecnologias de monitoramento.