Evento que mobilizou dezenas de voluntários, assustou participantes pelo volume exorbitante de lixo existente tanto no Paranazão quanto em suas margens
Entre os últimos dias 05 e 12 de dezembro, o Rotary Club Castilho Beira Rio realizou em parceria com seu clube padrinho – o Rotary Club Andradina Integração, a 1ª edição do EcoRotary na cidade de Castilho.
As atividades tiveram início no primeiro dia, com o plantio de árvores nativas na Praça do Rotary Club Internacional, localizada no condomínio Housome, em Castilho, e teve sequência nos dias seguintes com o plantio de mudas em escolas da rede municipal de ensino, sítios e a doação de mudas aos interessados que procuraram os membros do clube na Feirinha do Produtor na noite de quarta-feira retrasada (09).
O ponto alto do projeto inspirado numa ação iniciada na região de Dracena 14 anos atrás, aconteceu no sábado (12), quando cerca de 20 associados dos dois clubes se reuniram a vários outros voluntários, para iniciar o audacioso projeto de limpeza do rio Paraná e das suas encostas.
O trabalho, realizado no bairro Beira Rio, com o apoio de piloteiros em seus barcos e mergulhadores, teve início às 08h da manhã e só foi concluído às 11h30, quando o grupo parou para uma confraternização de encerramento do projeto.
O alcance sócio-ambiental do projeto foi impressionante: ao longo do já mencionado período, foram plantadas ou doadas 100 mudas de árvores que os clubes de serviço receberam em doação da Usina Caeté, sediada na cidade de Paulicéia. Faixas e campanhas de conscientização desenvolvidas em espaços públicos da cidade no decorrer do período, complementaram as atividades, antes do ato final e de enorme significância tanto para o Meio Ambiente, quanto para o Turismo e o Desenvolvimento.
IMPACTO
Apesar de todo o sucesso já relatado acima, nem tudo saiu conforme o esperado. Em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, grande parte da programação criada inicialmente precisou ser abandonada porque as escolas municipais seriam o principal foco disseminador das propostas desta campanha inédita.
Além disso, o presidente do Rotary Club Castilho Beira Rio, Eduardo Amarilha, confidenciou ao JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS que a quantidade exorbitante de lixo ignorado por frequentadores daquele bairro, “tanto no rio quanto nas margens, é muito maior do que esperávamos”.
Apesar da impressão desoladora de que os castilhenses e visitantes do município que vão se banhar às margens do Paranazão não respeitam o meio ambiente, Eduardo não se sentiu desanimado.
Pelo contrário. Durante a entrevista, ele afirmou à nossa reportagem que as forças do grupo foram renovadas e que “queremos ampliar o volume de voluntário pro próximo ano, para conseguirmos um impacto maior e mais significativo na manutenção da limpeza. Manteremos o projeto ao longo de uma semana e tentaremos colocar em prática todas as ideias que não foram possíveis realizar neste primeiro ano. Esperamos que o projeto se perpetue ao longo dos anos e traga impactos positivos para amenizar os danos que a poluição causa na natureza”.
PARCERIAS
Falando em nome dos dois clubes de serviço que participaram desta semana intensa de atividades, Eduardo fez questão de ressaltar e agradecer todos aqueles que direta e indiretamente, participaram e apoiaram este projeto:
“Nossos sinceros agradecimentos aos associados do Rotary Club Castilho Beira Rio e associados do Clube Parceiro Rotary Andradina Integração, representado pelo atual presidente, Claudinei Carrenho; ao Governador Distrital Eleito, Luiz Albuquerque Ferreira Buka, representando o distrito 4470; à Engenheira Ambiental Jéssica Afonso pelo levantamento da quantidade de espécies das mudas; à Usina Caeté pela doação das mudas; ao Jornal Portal de Notícias pelo apoio de sempre na divulgação de boas ações; ao Asilo Betel pela parceria de sempre; à Thainá Zaguetti e Inara Zaguetti pela organização do local de encontro; à população local que abraçou a causa; à Prefeitura Municipal pelo apoio em tudo que o clube necessitou. Enfim, a todos vocês, fica o nosso muito obrigado e esperamos estar novamente juntos ano que vem e futuros”, finalizou.