Fiscais alertam consumidores para ficarem atentos também ao prazo de validade dos produtos adquiridos
A Operação “Preço nas Alturas” iniciada pelo Procon-SP na segunda-feira passada (14) em todo o território paulista, chegou hoje (22) em Andradina. O objetivo dos fiscais é apurar a existência de “aumentos injustificados de preços” em itens da cesta básica.
“Estamos notificando [os supermercados] para apresentarem notas fiscais de compra e de venda de arroz tipo 1 e óleo de soja, para averiguar se houve aumento injustificado de preços. Aproveitamos para verificar produtos com validade vencida. Em 03 mercados visitados hoje [22], encontramos produtos com o prazo de validade vencido”, informou Priscila Landin em mensagem enviada à página do Portal Andradina, subsidiária do Grupo Portal.
Segundo ela, as altas repentinas registradas em todo o Estado desviaram a atenção dos consumidores, que passaram a atentar exclusivamente para o preço dos produtos sem se preocuparem com a questão da validade dos itens adquiridos.
“Os consumidores devem se atentar ao prazo de validade dos produtos na hora da compra”, reforçou Priscila.
Por enquanto, nenhum balanço sobre a fiscalização realizada em Andradina foi divulgada, mas a nossa reportagem continuará acompanhando o desenrolar da ação.
Além de pedirem as notas fiscais de compra dos produtos e verificar os preços que estão sendo revendidos ao consumidor, os fiscais analisam a margem de lucro afim de detectar quaisquer irregularidades.
Os principais itens fiscalizados pelos agentes são o arroz, óleo e carnes vermelhas.