Jornalistas e repórteres dos jornais e sites regionais Impacto Online, O Foco, Jornal Portal de Notícias, Rede Interativa, Castilho Verdade, Noroeste Rural, A Verdade Online, Paparazzi News, Rádio Independência FM, Site Mil Notícias, Souza Souza – Bate Papo e Grupo Portal divulgaram logo no início da tarde deste sábado, 07, uma CARTA ABERTA À POPULAÇÃO condenando categoricamente toda e qualquer notícia falsa despejada nas redes sociais com a intenção de desacreditar, desmoralizar e criticar políticos, empresas, pessoas comuns e instituições em qualquer uma das cidades da região.
Nesta Nota Coletiva, a imprensa assume um compromisso sério com os seus leitores:
“Neste contexto, antecipamos que sempre que uma Fake News for identificada em qualquer cidade de nossas respectivas áreas de atuação, uniremos nossas forças para investigar os envolvidos e expor os autores destas inverdades maldosas, dando “nome aos bois” para facilitar o trabalho da Justiça em punir os autores destes atos criminosos!”
A decisão destes órgãos de imprensa surge como resposta às crescentes ondas de Fake News que invadiram as redes sociais em todas as cidades da região, principalmente agora, quando chegamos à reta final da campanha eleitoral de 2020.
Este “pacto”, no entanto, seguirá em frente, independente das eleições municipais ou estaduais e federais. E a razão é muito simples: as mentiras que se espalham como pólvora pelas redes sociais, prejudica seriamente o trabalho investigativo da imprensa, que se dedica a apurar os fatos cuidadosamente antes de divulgar informações imprecisas à população. É um trabalho que envolve consultas a diversos profissionais de outras áreas, como a própria polícia, justiça, repartições públicas em qualquer esfera de governo, entrevistas com a população, profissionais especializados nos mais diversos ramos de conhecimento (engenheiros, médicos, advogados, assistentes sociais, etc.). Tudo isso para responder as principais perguntas que cada assunto possa despertar nos leitores.