Por causa da suspensão das aulas presenciais e o afastamento social por conta da pandemia do Covid-19, a Secretaria de Educação de Andradina está replanejando as ações formativas para o ano letivo de 2020.
Foi realizada uma pesquisa com o corpo docente utilizando uma ferramenta virtual com a seguinte questão: “Olhando para o atual cenário e para a sua formação, quais as dúvidas que você gostaria de sanar nesse espaço formativo?”.
Pelos dados apurados, a maioria dos professores, tendo em vista o afastamento social, tem grandes dúvidas sobre o ensino e a aprendizagem, mediados pela tecnologia, demonstrando claramente a necessidade de desenvolver estudos nessa área.
Por conta disso, desde o dia 1º de julho, está sendo oferecido pela Educação uma formação utilizando a Plataforma Creator4all, com 04 módulos para o ensino do Word; PowerPoint; gravação e edição de áudio/vídeo e criação de canal no youtube dentro do contexto educacional. Cada módulo possui aproximadamente 30 horas de formação à distância.
Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental, Cíntia Cristina de Carvalho, essa proposta formativa já aconteceu no município com o ProInfo – Programa Nacional de Tecnologia da Educação, porém, agora sofremos uma eclosão das tecnologias digitais, e a atividade docente – para atender a essa demanda de afastamento social, requer transformações urgentes no uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na Educação.
[Fonte: Secom/Prefeitura]