Treinamento prepara a força policial para enfrentar desde manifestações públicas urbanas e rurais, quanto rebeliões em presídios
O Pelotão de Força Tática do 28º BPM/I realizou nesta quarta-feira (dia 09) um treinamento de aperfeiçoamento e nivelamento de conhecimento para seus integrantes.
Instruídos pelos Sargentos Fagundes, Estigarríbia, Aguilera, Crepaldi e Alexander, foram feitos exercícios práticos de formação de Pelotão de Choque, uso de munição química e conduta de patrulha.
Estes exercícios têm como finalidade preparar o grupo para enfrentar desde manifestações urbanas ou rurais com interdição de vias a rebeliões em presídios onde seja necessária a intervenção do pelotão de choque em ação de Controle de Distúrbios Civis (CDC) para restabelecer a ordem pública.
Já no treinamento de conduta de patrulha, são aperfeiçoados os deslocamentos em formação tática utilizando os abrigos e coberturas naturais do terreno e objetivam preparar os policiais para atuarem em ocorrências complexas como roubo a estabelecimentos comerciais ou a residências onde haja grande número de criminosos, sendo necessário adotar as devidas cautelas na aproximação e intervenção.
O QUE É A FORÇA TÁTICA?
O Pelotão de Força Tática, do qual faz parte a ROCAM, é um grupo de Policiais Militares que atua em maior número de integrantes, utilizam viaturas, equipamentos e armamentos reforçados. Atuam em todas as cidades que compõem o Batalhão em qualquer hora do dia ou da noite, podendo ser acionados a qualquer momento, mesmo de folga.
Suas funções são apoiar o policiamento de área (viaturas de Rádio Patrulha) de todas as cidades e atenderem ocorrências de maior gravidade ou complexidade. Dentre os seus integrantes existem Policiais com curso de Controle de Distúrbios Civis, Conduta de Patrulha, Uso de Técnicas Não Letais e de Menor Potencial Ofensivo, Tiro Defensivo na Preservação da vida, Força Tática, Escalada, Uso de Munição Química.
Segundo o Tenente Coronel Mello, comandante do 28º BPM/I, os treinamentos de todos os Policiais são constantes, visando preparar o efetivo do Batalhão para bem atenderem às ocorrências da área territorial, trazendo, desta forma, segurança e tranquilidade à população servida pela Unidade.