Atividade delegada, fiscais de posturas, da vigilância sanitária e ronda sanitária terão talonários de multa para coibir número de contágio
Estiveram reunidos no gabinete do prefeito Paulo Boaventura, na manhã desta segunda-feira (15), os agentes da Polícia Militar, Capitão Valdomiro, Sargento Vieira e o Cabo Oficial Claudio, para discutir maneiras mais severas de fiscalização no combate à Covid-19, por meio da atividade delegada (sistema que utiliza policiais de folga, de maneira voluntaria para aumentar o efetivo na cidade). Os fiscais de posturas e da vigilância sanitária do município também participaram da conversa.
A reunião teve como assunto principal enrijecer a fiscalização por parte dos servidores municipais, mas acompanhados da atividade delegada que fará, paralelamente essa fiscalização, além de fazer cumprir outros itens do código de posturas da cidade, como perturbação do sossego.
“É necessário que isso seja feito. Chegamos ao ponto em que, infelizmente, algumas pessoas não se tocaram da gravidade do que vivemos. Por isso, as ações da atividade delegada, em conjunto com a fiscalização da ronda sanitária e do código de postura, e da vigilância sanitária são de suma importância para que possamos combater o vírus com mais eficiência”, destacou o prefeito Paulo.
O capitão Valdomiro comentou que essas ações têm surtido efeitos satisfatórios
“Nós desfizemos uma festa com dezenas de jovens com álcool e drogas, e isso infelizmente é algo que tem acontecido frequentemente. Por conta disso, dessa irresponsabilidade, muitos que fazem sua parte, sofrem com as medidas mais severas”, enfatizou o agente militar.
A cidade contará também com um talonário de multas específico para as ações da Covid-19. Ou seja, todas as medidas estabelecidas em decreto vigente, deverão ser cumpridas e, caso não sejam, todo e qualquer cidadão que for pego descumprindo as normativas, será devidamente autuado.
“Existem normas e leis pré-estabelecidas em decreto e também no código de posturas da cidade. Elas precisam ser cumpridas, e infelizmente, devido o momento em que nos encontramos, e a falta de bom-senso de algumas pessoas, precisaremos recorrer a esse tipo de recurso. Não era nosso desejo, mas é uma medida impopular que temos que tomar”, destacou o Assessor de Relações Institucionais da prefeitura, o advogado Dr. Jamil Kassab.
TECNOLOGIA A SERVIÇO DA PREVENÇÃO
Tabletes foram adquiridos e disponibilizados para a ronda sanitária, fiscais de postura e também para a atividade delegada. Esse material servirá para informatizar todos os dados das ações, além de receber informações de possíveis irregularidades, festas clandestinas entre outros, facilitando o trabalho dos agentes municipais e das autoridades que os acompanham.
As ações terão início imediato, seguindo todas os protocolos de prevenção e contenção do avanço da Covid-19 em Castilho.
Antes da reunião, todos os participantes fizeram a higiene das mãos com álcool gel 70% e utilizaram máscaras em todo o tempo.
Assessoria de Comunicação