Em plena pandemia, uma das áreas mais afetadas pelo isolamento social “reinventa” a prática esportiva e pode revelar novos talentos locais
O título parece até brincadeira, mas o autor da ideia, Silvinho “Black”, decidiu agitar um pouco as coisas entre os esportistas apaixonados pelo futebol anunciando a realização de uma competição esportiva criativa e que pode atrair dezenas de jogadores com idades entre 07 e 15 anos que residam tanto na área urbana quanto na rural. E, detalhe, tanto meninos quanto meninas podem participar!
E como o assunto é esporte e está diretamente relacionado à internet, é provável que você tenha pensado em uma partida envolvendo jogos de tabuleiro ou até mesmo aquelas apostas eletrônicas disponíveis em sites esportivos em grande ascensão pelo mundo afora.
Mas não tem nada a ver com nenhuma das opções acima. A proposta do gestor de Esportes do Município é descobrir e revelar talento entre crianças e jovens das já mencionadas faixas etárias, que dominam a bola quando o assunto é “embaixadinha”.
Ou seja, basta o garoto ou garota ter habilidade com a bola e gravar um vídeo seu, sem cortes ou edições, e enviá-lo através de uma ficha de inscrição simples e totalmente on-line ou, se tiver dificuldades para isso, através do WhatsApp. Caso não tenha acesso à internet, basta dirigir-se com o vídeo gravado em seu celular até o Ginásio de Esportes onde poderá realizar a inscrição e concorrer.
REGRAS – Importante frisar que a competição é aberta tanto para meninos quanto para meninas. Os participantes de cada modalidade, deverão comprovar através de RG, que completam a idade mínima ou máxima de cada categoria até o dia 31 de dezembro deste ano. Também é obrigatório comprovar residência fixa em Castilho e o atleta ou seus pais/responsáveis, precisam possuir perfil público no Facebook e seguirem o Grupo da Secretaria Municipal de Educação. Para realizar a sua inscrição online, CLIQUE AQUI ou acesse diretamente o formulário com o seguinte link: https://forms.gle/TnV9D1wCJBeAcSDf6.
Caso competidor ou seus pais/responsáveis não possuam acesso ao Facebook ou internet, também será possível realizar a inscrição presencial. Para isso, competidor e responsável devem ir até o Ginásio de Esportes “Jorge Franco” no horário comercial (08h às 11h ou das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira), que a inscrição será realizada pela equipe técnica do setor de Esportes. Se os pré-competidores estiverem em conformidade com estas exigências, poderão inscrever-se entre os dias 1º e o dia 15 de junho, escolhendo uma das seguintes faixas etárias:
· Sub-09: Nascidos entre 2012 e 2014 (07 a 09 anos);
· Sub-11: Nascidos em 2010 e 2011 (10 ou 11 anos);
· Sub-13: Nascidos em 2008 e 2009 (12 ou 13 anos); e,
· Sub-15: Nascidos em 2006 e 2007 (14 ou 15 anos).
Cumpridos estes requisitos, cada competidor(a) deverá gravar um vídeo com o celular na posição vertical (em pé), com distância mínima de 02 metros entre o aparelho e o competidor, já que o corpo do atleta e a bola devem aparecer integralmente e sem cortes na filmagem. O primeiro passo no vídeo é identificar-se dizendo o nome completo do competidor. Mas atenção: o(a) atleta deve dizer e não inserir seu nome no vídeo através de recursos de edição de imagem. Após se identificar, o(a) atleta deve iniciar imediatamente as embaixadinhas, podendo executá-las com os pés, coxa, peito ou cabeça, intercalando-as se desejarem.
A duração do vídeo depende da categoria escolhida pelo competidor: para o Sub-09 e Sub-11, o tempo máximo do vídeo deverá ser de 30 segundos e, para as categorias Sub-13 e Sub-15,
até 60 segundos. Independente da categoria do participante, a bola não poderá cair no chão ou bater em qualquer outra superfície além das partes do corpo já relacionadas. Porém, o atleta pode optar por realizar as embaixadas com a bola de futsal ou futebol de campo.
Finalizado o vídeo, o atleta deve enviá-lo através do próprio Formulário Online de inscrição, respondendo às perguntas e anexando o vídeo no espaço adequado. Cada atleta poderá enviar apenas um vídeo para a competição.
VENCEDORES E PREMIAÇÃO – Vencerá a competição em cada modalidade, o(a) atleta que contabilizar o maior número de embaixadinhas dentro do tempo fixado para sua categoria. Caso haja empate na quantidade, vencerá quem demorou menos tempo para atingir a quantidade geral.
Persistindo o empate, a Comissão Organizadora convocará os atletas finalistas para uma competição online em local e data a serem divulgadas oportunamente. Vale destacar que, neste caso, vencerá o atleta que permanecer mais tempo realizando as embaixadas. Neste caso, em virtude do período de isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, será permitido o acompanhamento de cada atleta por apenas dois membros da família, sendo estritamente proibida a presença de plateia, excetuando-se a imprensa previamente convidada para cobertura/transmissão do evento.
A premiação prevista inicialmente acontecerá no dia 05 de julho, atribuindo Troféu e Medalha para 1º e 2º lugar em cada categoria e medalha para a 3ª colocação. Mas Silvinho “Black” ainda não descartou a possibilidade de firmar parcerias com empresas locais e ampliar a premiação com brindes.
“Já temos empresas do município interessadas em apadrinhar essa iniciativa e incentivar a pratica esportiva ao mesmo tempo em que associam esta ideia à sua marca. Estamos totalmente favoráveis a este tipo de incentivo extra”, afirmou o gestor de Esportes.
O Regulamento completo do I Campeonato Municipal de Embaixadinhas On-line pode ser acessado pelos interessados no seguinte link: https://drive.google.com/file/d/1HCb7-uYCzjTPWY4g3hMya-j_6tpNfUAi/view?usp=sharing
Assessoria de Comunicação