A prefeita independentina e candidata à reeleição pelo PSDB, Thauana Duarte, participou na manhã desta terça-feira, 10, de uma entrevista com a rádio Independência FM. Durante o programa, ela respondeu uma série de perguntas principalmente sobre seu mandato atual, os desafios impostos pela grave crise econômica e a pandemia do coronavírus, explicou os motivos de abandonar algumas propostas de Governo e assumiu novos compromissos com os eleitores.
A Thauana que esteve hoje em sabatina, mostrou-se mais madura, experiente e disposta a manter o ritmo acentuado de crescimento que impôs à cidade ao longo dos últimos anos. Foi pontual nas respostas, recusou-se a criticar adversários e vereadores atualmente no poder, limitando-se a valorizar seu trabalho como Chefe do Executivo.
Sobre a campanha atual, ela destacou o papel da internet em aproximar candidatos e eleitores, afirmando acreditar que a maioria absoluta do eleitorado conhece bem cada candidato e já tomou a sua decisão.
Thauana também comentou os ajustes necessários para compor sua base de sustentação política nesta nova eleição, frisando que a realidade atual é outra, principalmente por causa do fim das coligações proporcionais, destacando que o modelo atual favorece os candidatos a vereadores e tende a assegurar a presença da maioria de seus apoiadores na Câmara.
Quanto à escolha de Alencar para compor a dobradinha como vice, confirmou que a indicação não poderia ser melhor e que a escolha feita pelo grupo tem total apoio dela, já que a aceitação do mesmo entre os cidadãos do município é muito grande.
Questionada sobre as propostas que deixou de cumprir nestes primeiros quatro anos de Governo, Thauana foi ainda mais coerente e madura. Segundo ela, os Planos de Governo que se mostraram ineficazes ao serem transformados em projetos, foram automaticamente descartados, seguindo o princípio da eficiência que deve nortear o trabalho de qualquer governante. Em outros casos, como a construção de moradias populares, deixou claro que a viabilidade desta proposta depende diretamente de parcerias com os programas Habitacionais dos governos Estadual e Federal, o que não aconteceu conforme o esperado. Ainda assim, destacou a saída inteligente que sua equipe encontrou para reduzir o déficit habitacional, que foi a doação de quase 100 lotes para ajudar aqueles que pudessem construir suas próprias moradias.
Sobre as constantes faltas d’água na cidade, Thauana disse que será necessário construir um novo reservatório na cidade e este não poderá mais ser no Conjunto Habitacional 104, já que a CETESB recusou a área que foi transformada em depósito de lixo durante a gestão 2009/2012. A solução agora é construir a nova Caixa na área dos 98 lotes doados, processo este que já está em curso, e aguarda apenas a liberação da CETESB.
Outro ponto que mereceu destaque na entrevista de Thauana diz respeito à valorização dos funcionários públicos municipais. A prefeita não se prendeu aos reajustes que totalizaram 11,7% no decorrer de seu mandato e corresponde à média geral concedida pelas prefeituras de toda a região. Ela destacou a reestruturação do quadro funcional da Prefeitura, o que possibilitou que vários servidores pudessem progredir efetivamente em suas carreiras. Também destacou o aumento expressivo concedido no Vale Refeição e a estratégia de dar oportunidade a muitos estudantes estagiarem nas repartições públicas, ganhando uma experiência imprescindível para sua formação profissional. Ainda em relação aos estágios, antecipou que pretende ampliar ainda mais a oferta de vagas nos próximos anos e acrescentou que a realização de Concurso Público só ocorrerá se for realmente necessário, o que não aconteceu ao longo dos últimos quatro anos. Por fim, lembrou que apesar da crise causada pela pandemia, nenhum funcionário deixou de receber seus salários, o que sempre ocorreu de forma antecipada.
Quando perguntada quais foram os seus atos mais importantes neste primeiro mandato e quais serão as prioridades no caso da reeleição, Thauana não titubeou:
“Sem dúvida a Obra que acabou com as enchentes, a doção de quase 100 lotes aos munícipes e atendimento da Saúde, que traz moradores novos a cada dia para a cidade. Quanto ao que quero e vou fazer é empregar nossas mulheres, investir mais na estrutura do esporte e em aumento salarial dos funcionários”.
A partir deste ponto, Thauana passou a defender a conquista de oportunidades no mercado de trabalho para as mulheres, destacando o empreendimento que o empresário Mário Celso está construindo em Andradina e fatalmente dará oportunidades para toda a região.
“95% da mão de obra empregada no turismo é humana e neste cenário, as mulheres possuem grande espaço exatamente pela facilidade que possuem de receber bem os visitantes”, afirmou ela apostando neste novo cenário de empregos que está prestes a se concretizar.
Num resumo geral de sua entrevista, Thauana surge como uma política muito mais experiente, centrada, aberta ao diálogo e mudança de projetos se estes se mostrarem inviáveis para o progresso de Nova Independência. Não perdeu tempo com ataques aos adversários políticos e convidou aqueles que ainda estão indecisos a compararem a realidade atual do município com o passado, antes de decidirem pela continuidade do progresso ou pelo retorno à estagnação. Em outras palavras, Thauana foi simplesmente coerente e transmitiu segurança ao eleitorado independentino.