A Secretaria de Educação de Andradina, em parceria com a FOA UNESP (Faculdade de Odontologia de Araçatuba), anunciou nesta sexta-feira, 10, que iniciou o desenvolvimento de um projeto direcionado à saúde bucal dos alunos de 0 a 7 anos, da rede municipal de ensino.
Segundo dr. Wilson Galhego, idealizador do projeto “Sorriso Feliz”, “cáries são desordens na saúde das crianças com enorme custo odontológico e social, causadas fundamentalmente por falta de prevenção adequada e que acarreta problemas na saúde geral do indivíduo”.
No atual contexto da quarentena, apesar de não ser possível realizar a prevenção das doenças bucais nas escolas, acredita-se que melhorar a saúde bucal das crianças seja possível com orientações às famílias e, assim, evitar complicações futuras no caso de infecção virótica.
Nos dias 08 e 09 de julho, todos os professores, coordenadores e diretores de escola participaram de palestra remota, com a dra. Alessandra Aranega e dr. Wilson Galhego, recebendo orientações para o desenvolvimento do Projeto Sorriso Feliz.
As crianças – incluindo as creches filantrópicas e também a APAE, receberão um kit para a escovação acompanhado de um folheto explicativo.
“Há também vídeos e músicas educativas que serão encaminhados aos pais para que nossos alunos tenham uma dentição saudável desde seu primeiro dentinho”, diz a secretária de Educação Lucilene Novais dos Santos.
Lucilene destaca que a participação de Andradina neste projeto se deve à iniciativa da aluna do curso de odontologia, Katiene do Vale Rampi, andradinense preocupada com a saúde bucal das crianças do município.
[Fonte: Secom/Prefeitura]