Não será necessária a utilização de barricadas para atendimento, frisando que o horário para atendimento permanece mesmo até às 22h.
Por: Assessoria de Comunicação
O Comitê de Prevenção e Enfrentamento do novo Coronavírus (SARS-COV2) se reuniu na tarde da ultima sexta-feira (05), para deliberar a respeito no novo momento vivido pela região.
Com a presença do prefeito Paulo Boaventura, o corpo técnico colocou em pauta diversas questões relacionadas a flexibilizações. O Chefe do Executivo solicitou informações a respeito do número de casos na cidade, e se seria possível atualizações mais frequentes. A chefe da epidemiologia, Naira de Deus, disse que a partir da próxima semana a cidade poderá contar com o teste rápido de antígeno, que a partir do terceiro dia de sintoma já pode ser aplicado. Caso a pessoa teste negativo, já será liberada para voltar às suas atividades e, assim, as informações a respeito dos casos em Castilho serão mais frequentes. “Antes tínhamos que mandar o teste PCR para Araçatuba, que enviava os testes para São Paulo e nos devolvia na mesma logística; isso demorava uma semana. Semana que vem, teremos condições de saber se a pessoa que está com os sintomas, está infectada ou não. O teste rápido antígeno sai no mesmo dia em que foi realizado. Naira ainda comentou que, devido ao aumento nos casos de Dengue no município, algumas pessoas, com sintomas parecidos com os da Covid-19, acabam ficando em isolamento e não realizando o tratamento adequado, corroborando a aquisição de testes rápidos. “Assim, descobrindo se a pessoa tem ou não Covid-19, poderemos redirecioná-la para que realize o tratamento indicado para o seu caso”, destacou ela. Querendo maior sintonia com a comunidade, o prefeito Paulo Boaventura destacou a importância de a população entender que as ações do Comitê, têm por objetivo preservar a saúde e o bem-estar de todos. “Entendemos a necessidade de cada um, de cada comerciante, mas precisamos nos policiar para que possamos vencer esse momento. Abdicar de algumas coisas hoje, significa usufruir de muitas outras um pouco mais a frente. Por isso, pedimos a colaboração dos nossos comerciantes, da nossa população, e também respeito aos nossos servidores e policiais militares que se colocam na linha de frente para combater esse vírus. Em breve, todos nós sairemos vencedores dessa guerra”, frisou o prefeito Paulo.Como a maior demanda se baseava nas reclamações por parte de alguns comerciantes, o Comitê achou melhor adotar um mecanismo que coloque todos, falando especificamente de bares, conveniências, restaurantes e similares, com as mesmas regras para atendimento ao público. O horário de atendimento será restrito até às 22h para todos. O sistema delivery poderá funcionar somente até as 23h. Para consumo no local, a capacidade permitida para a fase em que estamos (AMARELA), é de 40% do total. Conveniências não poderão permitir o consumo no local, por isso, a Administração solicita que os donos e responsáveis, orientem seus clientes para evitar quaisquer tipos de contratempo. Além disso, não será necessária a utilização de barricadas para atendimento, frisando que o horário para atendimento permanece mesmo até às 22h. O atendimento delivery deverá ser feito somente por telefone.
Na próxima segunda-feira (08), um novo decreto será emitido oficializando as novas regras de flexibilização orientadas pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus.