Músicos conduzidos pelo saxofonista Fordinho emocionaram o público em todas as apresentações, utilizando a música como instrumento de solidariedade e união
Janeiro é o mês dedicado pelos profissionais de várias áreas de conhecimento à importância de manter o equilíbrio saudável entre corpo e mente. Para sinalizar a data, as Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, juntaram-se ao Fundo Social de Solidariedade na realização de um ato simbólico realizado em diferentes repartições públicas de Castilho na manhã desta sexta-feira, 29.
A ideia de registrar a preocupação das autoridades municipais com a Saúde Mental dos cidadãos, partiu da psicóloga e secretária de Assistência Social, Raquel da Silva Jorge Gregolin, que obteve todo o respaldo necessário de sua equipe e o apoio da secretária de Saúde, Márcia Zoteli, além da 1ª Dama e presidente do Fundo Social, Edileuza Boaventura.
A celebração foi limitada por conta da necessidade de evitar aglomerações para impedir a propagação do coronavírus, mas nem por isso deixou de ser singela e emocionante. Os eventos desta manhã começaram na própria Secretaria de Assistência Social, onde Raquel e sua equipe técnica recepcionou tanto a 1ª Dama quanto os músicos comandados pelo incomparável saxofonista “Fordinho”.
Em meio ao misto de músicas que tocam profundamente a alma, Raquel destacou a importância deste mês como uma “lembrança” e não só como uma ação que se isole em meio ao calendário anual de eventos do município.
“O cuidado com a saúde mental precisa ser diário. Esse ato que estamos tendo aqui hoje é buscando o entrosamento. É apenas um símbolo da política de Assistência Social que iniciamos agora, buscando primeiramente o entrosamento, parceria, amizade e compreensão entre nós. Se a equipe estiver em harmonia, estaremos em sintonia com todos os cidadãos do município”, afirmou.
Raquel também destacou a importância das pessoas manterem suas mentes sempre saudáveis e procurarem ajuda profissional quando necessário.
“Se a sua mente não estiver em paz e você não procurar ajuda, não vai demorar até que seu corpo comece a pedir socorro através de sinais como ansiedade, depressão, dores pelo corpo e muitos outros ‘sintomas’ que indicam a necessidade urgente de você se cuidar. Procurar ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de respeito ao próprio corpo, sua mente e ao convívio diário com aqueles que amamos”, acrescentou Raquel.
SECRETARIA DE SAÚDE
Encerradas as atividades na Assistência Social, os organizadores da programação seguiram para o Centro Integrado de Saúde, onde circularam pelos corredores levando música relaxante a funcionários e pacientes de cada setor. Durante a visita, passaram principalmente pela ala que agora concentra os serviços Psicossociais, com uma equipe de profissionais de várias áreas ligadas direta e indiretamente à Saúde Mental.
PREFEITURA
O terceiro local visitado por músicos, secretárias e 1ª Dama, foi a própria Prefeitura, onde o prefeito Paulo Boaventura pausou uma reunião em seu gabinete para prestigiar este momento de reflexão e cultura. Em breves palavras, ele agradeceu o empenho de cada setor e o compromisso dos profissionais em atender os cidadãos com cortesia e humanidade. Aproveitou ainda para parabenizar Raquel, Márcia e sua esposa Edileuza pelo momento cultural, elogiando Fordinho e seus músicos pela atração que recebeu vários aplausos e emocionou muitas pessoas em cada local visitado.
Após os compromissos oficiais, Raquel também foi até o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, e ao Conselho Tutelar, onde cumprimentou e renovou as palavras de incentivo a cada membro das respectivas equipes.
Assessoria de Comunicação