Números divulgados esta semana apresentam boas razões para comemorar, mas quantidade de prisões assusta
O alto comando do 28º Batalhão da Polícia Militar do Interior (28 BPM/I) divulgou em sua fanpage no Facebook nesta quarta-feira, 22, um balanço completo das operações militares realizadas em todo o Estado de São Paulo no período compreendido entre os dias 1º de janeiro e 21 de julho deste ano.
Importante destacar que o 28º BPM/I – sediado em Andradina, é responsável pela manutenção da ordem e segurança pública em 12 municípios de nossa região, e sua posição no Estado é considerada estratégica devido à ligação próxima com outros Estados brasileiros, o que torna a Noroeste Paulista uma rota natural para o tráfico de drogas e fuga de pessoas procuradas pela Justiça, por exemplo.
NÚMEROS QUE FALAM
O relatório divulgado revela que a produtividade registrada neste período pelos 85 mil policiais militares distribuídos em 645 cidades paulistas, foi elevada. Segundo os números, foram apreendidas 124 TONELADAS DE DROGAS ilícitas somente neste curto período de tempo. Embora parte destas apreensões sejam fruto de denúncias anônimas realizadas através do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), a maior parte é resultado da sagacidade dos próprios policiais militares, cujo treinamento sempre em aperfeiçoamento, lhes permite perceber os menores sinais de comportamento suspeito durante o patrulhamento urbano ou rural.
Ainda assim, um relatório anterior relacionando apenas o período de janeiro a junho deste ano, revela que 10.1 MILHÕES DE CHAMADAS TELEFÔNICAS foram feitas pela população ao COPOM, utilizando o número 190.
Outro número impressionante neste relatório é em relação à quantidade de armas de fogo retiradas de circulação. Foram nada menos do que 4.343 APREENSÕES DE ARMAS, um verdadeiro arsenal com potencial de alimentar uma pequena guerra com milhares de vítimas fatais e outras tantas grave e levemente feridas.
GRATIDÃO PELA EXCELÊNCIA
Desde o início do ano, um contingente formado por mais de 20 mil motoristas de todo o Estado de São Paulo (o que equivale a uma cidade inteira do porte de Castilho), tiveram muito que agradecer e elogiar a atuação da PM.
De acordo com o relatório, as ações militares neste período resultaram na recuperação de 20.170 VEÍCULOS (carros, motos, caminhões, etc.) em ações criminosas. Não é à toa, que uma busca simples pelas redes sociais revela vídeos como este que acompanha a reportagem, onde cidadãos agradecem e elogiam a atuação da PM na recuperação de seus bens: https://www.facebook.com/PortalCastilho/videos/301657577853694/.
NA CADEIA!
Mais um fato importante a se destacar está na quantidade de criminosos retirada das ruas de todo o Estado pela PM. De janeiro pra cá, foram registradas 70.625 PRISÕES em todo o Estado de SP.
Neste “pacote” de pessoas presas, a maioria absoluta é de adultos presos em flagrante: foram 48.376 detenções nestas ocorrências. Além deles, outros 16.038 adultos e 377 menores foram apreendidos por possuírem mandado de prisão decretado pela Justiça.
Finalizando o relatório mais recente, surge um dado preocupante que persiste em nossa sociedade apesar de ações preventivas e de orientação realizadas em todo o Estado pelo PROERD, Conselhos Tutelares, Programas da Vara da Infância, Ações de Programas Sociais da União, Estado e Municípios: 5.834 menores foram apreendidos em flagrante durante a prática de algum delito.
AGRADECIMENTO
Em nome de todos os leitores do GRUPO PORTAL, nossa redação cumprimenta e parabeniza cada um dos Policiais Militares de nossa região que dedicam suas vidas diariamente à sagrada missão de servir, proteger e orientar. Recebam o nosso MUITO OBRIGADO!