Luiz Antônio é um dos mais promissores artistas castilhenses no campo do Desenho Realista e continua num processo evolutivo firme e com grandes planos para o futuro
“Bom dia Marco. Sou o Luiz, que faz desenhos. Peço desculpas em não ceder a entrevista a vc há tempos atrás; sou muito reservado e tímido e tenho dificuldades msm em divulgar meu trabalho devido a isso. Estava começando tbm e ainda não me sentia pronto. Tudo tem seu tempo! Hj me sinto mais preparado que naquela época. Na época cometi um outro erro tbm, de não aceitar dar aulas voluntárias de desenho no projeto Escola da Família, no qual fui diversas vezes convidado”.
Foi assim que, pouco após o meio dia de 15 de abril deste ano, retomei o contato com o Luiz Antônio – um ex-colega de trabalho que tempos após deixarmos de trabalhar juntos, descobri ser portador de um enorme talento na produção de arte realista.
A época a que ele se refere na mensagem enviada pelo Facebook, é exatamente o dia 22 de julho de 2016, quando eu passeava pela Feirinha do Produtor e um grupo de pessoas reunidas na esquina da Farmais me chamou a atenção: era o Luiz Antônio e um outro colega dele, que estavam expondo alguns de seus trabalhos ao mesmo tempo que tiravam dúvidas dos interessados e continuavam eternizando sua arte no papel.
Não tive dúvidas e automaticamente convidei Luiz para uma entrevista, na qual ele me falaria sobre este trabalho que até então eu desconhecia e, creio eu, a grande maioria dos castilhenses, também.
O resultado do convite vocês mesmo viram na mensagem que inicia esta reportagem especial – Luiz recusou o pedido por dois motivos claros: 1º timidez e, 2º por não se achar preparado para, talvez, receber uma demanda muito acima de sua técnica ou tempo livre.
O tempo confirmou que ele estava correto. Quando retomou o contato comigo em abril deste ano, o Luiz já era um artista muito mais seguro de si e dono de uma técnica de desenho excepcional. Ele estava finalmente pronto para os holofotes e a minha tão esperada entrevista.
Mas os caprichos do destino são realmente engraçados. Quando ele finalmente estava preparado, me encontrou em meio a uma das maiores transições profissionais nestes últimos 26 anos de jornalismo: eu havia acabado de assumir o compromisso na chefia de redação de dois dos principais veículos de comunicação da região, além de manter minha atividade freelance com outro grande jornal de Andradina. Agora, era o meu tempo que estava escasso.
CONHECENDO MELHOR O ARTISTA
Foi por isso que somente no dia 13 de junho, consegui uma nova abertura em minha agenda e iniciei uma entrevista com Luiz por volta das 20h30. O resultado deste bate-papo foi uma breve biografia do artista e sua evolução:
“Eu desenho desde criança. Parei durante algum tempo e só voltei em 2016, quando encontrei um artista de rua que fazia desenhos e caricaturas ao vivo. Parei um instante e comecei a observá-lo, notando que ele vivia daquilo, ou seja, se mantinha fazendo aquilo que gostava. Então me senti motivado e grudei nele. Fiz amizade e passei a acompanhá-lo nas feiras onde ele estava”, conta Luiz sobre o seu reencontro com a paixão pelo desenho.
Foi justamente neste período que eu testemunhei o Luiz fazendo seus desenhos e caricaturas na Praça Central de Castilho, o que confirma o receio dele em conceder uma entrevista enquanto ainda dava os “primeiros passos” nessa arte.
“Depois disso conheci outro estilo de desenho e pude ir aprimorando minha técnica, vendo tutoriais no YouTube e pesquisando sobre desenho realista. Me apaixonei e desde então não parei mais de procurar formas de ampliar meus conhecimentos e aprimorar minhas artes até chegar próximo desse estilo [o desenho realista] e estou empenhado nisso até o momento”.
Luiz é realmente um artista cujo talento só pode ser superado pela sua própria humildade. Apesar de sua enorme evolução na produção de desenhos realistas, ele ainda se considera ‘em aprendizado’, o que apenas demonstra que seu potencial artístico pode estar muito longe de atingir seu auge.
ASCENSÃO
Mas a confiança que ele já adquiriu ao longo deste período, está rendendo bons frutos e também o merecido reconhecimento:
“Atualmente faço encomendas de retratos e o meu sonho é ter meu trabalho mais reconhecido pra que eu possa estar investindo em oferecer cursos em uma plataforma online ou algo do tipo, e poder viver dessa arte que me acompanha desde que me entendo por gente”.
O reconhecimento que Luiz espera já está na sua porta. Ou, melhor dizendo, nas redes sociais onde ele divulga grande parte de seus trabalhos. No início deste mesmo mês de junho, por exemplo, ele divulgou o desenho de uma arara tão realista que outro renomado artista autodidata castilhense comentou sobre seu trabalho:
“Tá virando impressora mano [aplausos] parabéns pelo trabalho sensacional”. E impressora, máquina fotográfica, máquina de xérox são apenas alguns dos apelidos que refletem o reconhecimento de seu trabalho, que aparece divulgado não apenas em sua página pessoal do Facebook (https://www.facebook.com/profile.php?id=100003012850163), mas também em dezenas de outros compartilhamentos feitos por internautas de várias partes do Brasil.
ENGATINHANDO?
Como todo artista, Luiz Antônio sonha em viver exclusivamente de sua própria arte. E é por isso que ele ainda não se considera completamente preparado para deixar o serviço secular:
“Tenho 36 anos e ainda não vivo somente do desenho. Tenho outra ocupação e concílio com as encomendas nas minhas horas vagas, desenhando à noite e nos finais de semana. Trabalho como Auxiliar Geral Gráfico já faz quatorze anos, inclusive trabalhei um pequeno período com você na extinta Gráfica Sem Limites. Atualmente trabalho no mesmo ramo, só que em Andradina”, revela o artista.
Este casamento entre trabalho secular e vocação artística, impede que Luiz possa aceitar muitas encomendas, ou, faz ele recusar trabalhos onde o solicitante tem urgência no atendimento:
“Como é um estilo de desenho que requer muita atenção aos detalhes, não pode ser feito com pressa ou de forma rápida. E por ter que conciliar com o trabalho, é necessário que o cliente possa aceitar um bom prazo nas encomendas. Dependendo da complexidade do desenho, este prazo geralmente é de vinte a trinta dias”, explica o artista.
HUMILDADE
“Boa noite, Marco. Fiz esse desenho hj pra te entregar como forma de gratidão ao apoio. Não ficou muito realista porque fiz um pouco rápido hj para dar tempo de entregar a você”. Foi assim que no dia 15 de junho deste ano, Luiz me enviou uma foto do desenho que fez reproduzindo uma de minhas fotos disponíveis nas redes sociais.
Hoje, quinta-feira, 20, Luiz aproveitou outro compromisso que tinha fora do trabalho para me visitar e entregar o presente. O encontro, é claro, foi devidamente registrado.
FALE COM O ARTISTA
Agora que você conhece um pouco melhor os trabalhos do Luiz, deve ter pelo menos uma imagem em sua cabeça que gostaria de ver eternizada através desta técnica extremamente realista. Para facilitar esse contato, listamos abaixo as opções para você contatá-lo, fazer seu orçamento e encomenda:
- Facebook: Luiz Antonio
- Instagram: luizantonio6521
- E-mail: pionorioxp@gmail.com
- Fone: (18) 99604-6160
- Endereço: Bento da Cruz, 1324 – Bairro Laranjeiras
Atendimento de domingo à sexta (menos aos sábados). Interessados podem contatá-lo via direct, e-mail, Messenger ou pelo WhatsApp, em qualquer horário.