A Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Lilian Nascimento, acaba de colocar seu cargo à disposição da prefeita Fátima Nascimento, por ser convocada ao seu antigo trabalho, do qual se afastou por um período necessário para reorganizar a SASC de Castilho.
Lilian afastou-se da função utilizando um direito assegurado aos servidores públicos de ausentarem-se por período pré-determinado para tratarem de outros assuntos de seus interesses pessoais.
No caso, Lilian afastou-se da função em março de 2018, ao assumir a SASC em Castilho, atendendo pedido de Fátima em virtude de sua experiência na área administrativa, acumulada desde 2010, quando assumiu o primeiro cargo em concurso público.
A permanência dela em Castilho, no entanto, seria por um período máximo de 02 anos, que terminou em março deste ano, justamente quando teve início a quarentena do Covid-19 no país.
Por conta da própria pandemia, Lilian conseguiu adiar seu retorno até a data desta terça-feira, 28, quando foi convocada a reassumir suas funções sob pena de perder definitivamente o cargo.
Apesar de lamentar a perda, Fátima Nascimento demonstrou estar muito satisfeita pelo período em que a filha esteve à frente da Secretaria de Assistência Social do Município, colaborando para o crescimento do atendimento aos munícipes, bem como a reorganização do setor administrativo.
Nossa reportagem também apurou com exclusividade que Fátima definirá nas próximas horas o nome do novo Secretário para assumir as funções de comando na SASC. A expectativa é que ele seja apresentado à imprensa ainda na manhã desta quarta-feira, 29.
LEGADO
O novo secretário não terá grandes dificuldades para conduzir os trabalhos já que Lilian manteve uma equipe muito bem orientada para lidar com os procedimentos complicados dos programas assistenciais mantidos em parceria com os governos Estadual e Federal.
Desde que aceitou o convite de sua mãe em 2018, Lilian reorganizou todo o processo interno da SASC; aumentou significativamente o número de famílias assistidas mensalmente com recursos próprios do Município (hoje este número é pouco superior a mil famílias); introduziu diferentes cursos que serviram tanto como terapia ocupacional como forma de garantir renda extra às centenas de pessoas que os fizeram; firmou parcerias bastante produtivas com as Secretarias de Saúde e Educação, criando uma rede capaz de identificar necessidades dos carentes e facilitar o atendimento dos mesmos; assegurou a vinda de verbas e recursos do governo do Estado para o município; ampliou o alcance do programa Viva Leite com recursos do próprio município e vários outros projetos de grande alcance, além de manter e ampliar outras ações que já haviam tido sucesso em administrações passadas.
Em uma breve entrevista à nossa reportagem, Lilian afirmou que mesmo retornando ao seu cargo de origem, continuará à disposição para esclarecer dúvidas e orientar o novo secretário no desempenho de suas funções:
“Apesar quê, eu acredito, não haverá tanta necessidade de apoio de minha parte. Estou deixando a Secretaria com uma equipe bem organizada e capacitada para lidar com todos os trâmites assistenciais de forma tanto técnica quanto ética, mas, principalmente, humanizada”, afirmou Lilian.