O presidente do Comitê Municipal de Enfrentamento do COVID-19 em Castilho, jornalista Sidnei Ferreira, divulgou na tarde desta segunda-feira, 22, um alerta a todos os comerciantes do município, avisando que a partir da próxima semana, o governador João Doria pode emitir um novo Decreto declarando Araçatuba como “Área Vermelha” de propagação do coronavírus.
De acordo com o áudio divulgado por ele em grupos do WhatsApp, as regiões de Presidente Prudente e Rio Preto que já estavam classificadas como áreas “Amarelas”, caíram ainda mais no ranking que avalia o avanço do COVID-19 em diferentes regiões do Estado. Com o aumento dos casos, estas regiões foram declaradas áreas “Vermelhas” e por determinação do Governo, seus respectivos comércios não essenciais tiveram as portas novamente fechadas.
“Existem rumores de que Araçatuba também corre o risco de ser declarada área vermelha. Se isso de fato acontecer, podem se preparar, pois o novo Decreto do Governador paulista determinará o fechamento de todo comércio não essencial”, avisou Sidnei.
De acordo com o presidente do Comitê, o aumento no número de casos em toda a região é um reflexo direto e inegável de que a população está deixando de adotar as medidas preventivas recomendadas.
“Existem comerciantes e clientes atendendo e sendo atendidos sem máscaras, pessoas bebendo em estabelecimentos do gênero sem respeitar as regras de distanciamento e higiene social, festinhas se espalhando por aí como se todo o perigo já tivesse passado, apesar de todos os alertas que tem sido feito pela mídia diariamente”, pontuou Sidnei.
ANTECIPAÇÃO
“Na outra oportunidade quando o comércio foi obrigado a fechar as portas, houve muitas queixas por parte dos empresários alegando que não tiveram tempo para se preparar. Portanto, estou avisando agora, com uma semana de antecedência, de que corremos o sério risco de ter que fechar tudo novamente. Então vão se preparando, porque todos nós seremos prejudicados se isso realmente acontecer”, concluiu.
BOLETIM
O alerta feito pelo presidente do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 foi divulgado quase simultaneamente com o novo Boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica que acusa agora 167 casos notificados como suspeitos de contágio, estando 26 deles ainda em processo de investigação e outros 128 descartados como negativos. Os casos positivos até o momento somam 13 no total, além de 09 casos curados e 01 óbito confirmado.