O Governo de Andradina definiu durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (19) o calendário de retorno às aulas presenciais para as redes pública e privada do município. O encontro foi convocado pela secretária municipal de Educação, Estela Cassiolato Goda, que reuniu representantes de escolas públicas e profissionais da saúde para discutir o assunto, definindo em consenso que a rede particular e filantrópica retomará as aulas neste próximo dia 1º de fevereiro, seguindo o retorno na rede estadual. Já as unidades de ensino municipais voltarão efetivamente apenas no dia 1º de março.
Toda comunidade escolar esteve representada neste encontro decisivo. Além do vice prefeito, dr Paulo Pereira Assis, também compareceu a Dirigente Regional de Ensino, Selênia Silvia Witter de Mello, bem como alguns vereadores. Na ocasião, Goda informou que a rede municipal ainda não foi preparada para o retorno das aulas presenciais.
“Ano passado foi atípico. As escolas foram fechadas e temos muitas providências a serem tomadas antes do retorno dos alunos, visto que será um retorno diferente, com normas de segurança e a adoção de cuidados muito mais complexos. Então, achamos por bem, discutirmos com todos este tema tão delicado”, explicou Estela.
AJUSTES PENDENTES
Entre as dificuldades da rede municipal, a secretária comentou que a Cozinha Piloto não está pronta para preparar as merendas escolares. Além disso, muitos professores estão afastados por serem do grupo de risco e para completar o quadro de ajustes necessários, nenhum insumo foi adquirido ainda.
“De consenso, a rede particular está toda preparada, pois fizeram a lição de casa: adequaram as escolas, compraram os ‘EPIs’, etc.. Da mesma forma, a rede estadual recebeu alto investimento do Governo Paulista para preparar as escolas para este retorno. Infelizmente, o Município pecou neste aspecto e não está adequado às exigências da saúde. Só agora, com o novo governo, é que estamos tomando todas as medidas necessárias para este retorno. Portanto, temos muitas providências a serem tomadas, visando sempre a segurança dos profissionais e dos alunos”, salientou Estela Goda.
RETORNO ESCALONADO
Outro detalhe importante anunciado após esta reunião, é que o retorno na rede municipal será escalonado. De acordo com as informações disponibilizadas pela Secretaria de Comunicação Social do Governo de Andradina, no dia 8 de fevereiro acontecerá o processo de acolhimento dos professores e capacitação deles quanto aos cuidados necessários em relação à Covid-19; dos dias 15 à 26, voltam as aulas por plataforma (à distância, através da internet), e, no dia 1º de março, retorno parcial das aulas presenciais.