Decreto com medidas mais restritivas, recomendadas pelo Estado, será publicado nesta terça-feira; Município já contabiliza 15 mortes por Covid-19
O Governo do Estado regrediu Castilho e as demais cidades que compõem a região de Araçatuba para fase laranja do Plano SP. A reclassificação, que é semanal, leva em conta o número de ocupações de leitos de UTI para pacientes com Coronavirus, índice de novas internações aumento e óbitos. Castilho já soma 15 mortes por Covid-19 e, desde o início da pandemia, mais de 750 casos confirmados. Nesta terça-feira (19), a prefeitura publicará decreto vigorando, na mesma data, medidas mais restritivas, recomendadas pelo Estado, de prevenção ao Coronavirus.
O crescimento alavancado da doença em Castilho tem preocupado a administração municipal e os profissionais de saúde. Na ala Covid-19 do hospital ‘’José Fortuna’’, por exemplo, no dia 3 de janeiro, apenas nove moradores buscaram atendimento com sintomas da doença. Já na última quinta-feira (14) o número de consultas chegou 57. Hoje (18), há na unidade quatro pacientes internados suspeitos de Coronavirus.
PREOCUPAÇÃO
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica e integrante do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, Naira Janaína de Deus, alerta os moradores sobre a gravidade da situação que o município enfrenta e lança um apelo.
‘’É questão de amor à própria vida e à vida do próximo; Precisamos que todos se conscientizem mais sobre o difícil momento que estamos enfrentando. Não saia de casa se não for absolutamente necessário. Lembre-se sempre da máscara, álcool em gel, higienizar as mãos com frequência e não se aglomere. Castilho retornou para a etapa laranja e nossos dados a cada dia são mais preocupantes’’, enfatizou a enfermeira.
PRINCIPAIS MEDIDAS DO DECRETO
Comércio: Capacidade 40% limitada; Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h; Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.
Conveniências: Venda de bebidas alcoólicas: Após as 6h e até as 20h. (Proibido consumo no local).
Restaurantes e similares: Capacidade 40% limitada; Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h; Consumo local e atendimento exclusivo para clientes sentados; Venda de bebidas alcoólicas até as 20h; Adoção dos protocolos geral e setorial específico.
Consumo local (BARES): Atividade não permitida (sendo permitido somente o delivery).
Salões de beleza e barbearias: Capacidade 40% limitada; Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h; Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.
Eventos, convenções e atividades culturais e Igrejas: Capacidade 40% limitada; Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h; Obrigação de controle de acesso, hora marcada e assentos marcados; Assentos e filas respeitando distanciamento mínimo; Proibição de atividades com público em pé; Adoção dos protocolos geral e setorial específico.
Academias de esportes de todas as modalidades e centros de ginástica: Capacidade 40% limitada; Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h; Agendamento prévio e hora marcada; Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.
Demais atividades que geram aglomeração: Não permitido.
[Assessoria de Comunicação/Executivo]