Dos 168 pacientes atendidos ontem pelo hospital local, 49 estavam com suspeita de contaminação. Alerta é em nível regional
As autoridades municipais de Saúde, membros do Comitê de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus, diretores, funcionários e profissionais de Saúde do Hospital “José Fortuna” estão preocupados com o aumento repentino no número de pacientes que estão recorrendo em busca de atendimento ambulatorial no pronto socorro municipal nos dois últimos dias.
De acordo com os mais recentes boletins informativos divulgados pela Assessoria de Imprensa do Hospital “José Fortuna”, o número de atendimento ambulatorial no pronto socorro chegou a 119 somente nesta segunda-feira, dia 28. Estes números estão relacionados a atendimentos diversos. Porém, chama a atenção o total de outros 49 pacientes que estavam relacionados a possíveis casos de contaminação pelo coronavírus. Em outras palavras, das 168 pessoas atendidas ontem pelo “José Fortuna”, quase 50 eram suspeitos de coronavírus.

O salto colocou todos em alerta, já que no dia anterior (domingo, 27), o número de pacientes atendidos com suspeitas de contaminação havia sido de 13 pessoas.
CRISE REGIONAL

Para elevar ainda mais a preocupação das autoridades, o médico coordenador da UTI Covid, da Santa Casa de Andradina, dr. Rafael Marão (foto acima), emitiu alerta também nesta segunda-feira sobre a maior ocupação dos leitos disponíveis tanto de enfermaria quanto da unidade de terapia intensiva (UTI).
São dez leitos destinados à UTI COVID e treze para enfermaria. Na última semana, o hospital trabalhou com quase a totalidade desses leitos e ontem, na última segunda-feira de 2020, se deparou com a ocupação máxima, chegando ao limite de atendimento e com a necessidade de transferência de pacientes para outros municípios.
Nove dos dez leitos de UTI estão ocupados, sendo quatro deles com pacientes entubados e nove infectados em atendimento na enfermaria.

“Nós já cansamos do vírus, mas ele não se cansou da gente”, alertou o Médico Coordenador da UTI do hospital andradinense, advertindo a população para a pior onda de contágio no município. “Estamos internando famílias inteiras, precisamos evitar as aglomerações.”
O hospital de Andradina é referência para mais quatro municípios na região: Castilho, Murutinga do Sul, Nova Independência e Guaraçaí. Com a totalidade dos leitos ocupados, os pacientes terão que ser transferidos para outros hospitais através do CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).
O Comitê de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus de Castilho voltou a reforçar os pedidos para que a população mantenha os cuidados constantes com a higienização das mãos utilizando álcool em gel, utilizando máscara de proteção e, principalmente, evitando todo e qualquer tipo de aglomerações.