A Secretaria de Saúde de Castilho iniciou hoje (quinta-feira, 01), o cronograma oficial do OUTUBRO ROSA. A programação deste ano está focada no combate ao Covid-19, mas não deixa de realizar as demais ações costumeiras de prevenção e cuidados com a saúde da mulher.
Em todas as UBSs e também no Centro Integrado de Saúde, os profissionais estarão orientando as mulheres sobre prevenção ao coronavírus, como identificar os sintomas da doença e o que devem ou não fazer para manter sua saúde e a de seus familiares em segurança.
PAPANICOLAU – Já a partir de hoje (1º), todas as Unidades Básicas de Saúde localizadas tanto na área urbana quanto na rural, estarão agendando a realização dos exames papanicolau. Também conhecido como “preventivo”, este teste é usado na prevenção do câncer de colo de útero, o terceiro mais comum entre as mulheres Brasil.
Após o agendamento, os exames serão realizados todas as segundas, quartas e sextas-feiras nas próprias UBSs, ou seja, as primeiras coletas acontecem amanhã, dia 02.
OUTROS EXAMES – Também nas quartas-feiras (dias 07, 14, 21 e 28), além da coleta do papanicolau, poderão fazer o teste rápido do HIV, VDRL e HEPATITE, bem como atualizar as vacinas que possam estar em atraso.
DIAS “D”
A Secretaria de Saúde também programou três datas específicas consideradas os dias “D”s com estas mesmas ações sendo realizadas em unidades específicas, sempre das 08 às 17h.
A primeira destas datas acontece já neste sábado (03), na ESF JUPIÁ, onde todos os serviços e exames já listados acima estarão disponíveis durante todo o dia.
Logo em seguida, a mesma ação acontecerá, no dia 17, na São Luiz, e o encerramento desta data especial será no dia 24, quando mulheres de toda a área urbana poderão se dirigir ao CIS para acessar os mesmos serviços.
NÃO ESQUEÇA!
A disponibilidade de datas e horários distintos em todas as unidades de Saúde são grandes. Por isso, a Secretaria de Saúde ressalta a importância das mulheres agendarem seus exames previamente para serem atendidas nas datas do cronograma, evitando assim as aglomerações indevidas. É igualmente importante destacar que manter distância mínima de 1 metro e meio de outras pessoas e o uso de máscaras continua obrigatório em todas as repartições públicas e comércio.